Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Festa de Flores e Morangos de Atibaia


Quem não gosta de uma boa festa? Flores todos gostam também? E morangos nem se fala, não é mesmo? Tudo na festa é um encanto e extraordinariamente especial. A cidade de Atibaia, interior de São Paulo, tem muitas comemorações e em especial a Festa das Flores e Morango. A tradicional Festa realizada no Parque Municipal Edmundo Zanoni - um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Atibaia. Entre as atrações, destaque para as danças folclóricas internacionais, shows de música simultâneos em diferentes pontos do parque, playground e brincadeiras para as crianças, exposições de flores e frutas típicas e os deliciosos pratos das culinárias brasileira e japonesa na mais badalada Praça de Alimentação tendo como atração gastronômica o morango. Aconselho experimentar o delicioso pastel de morango. 

Esta Festa foi realizada pela primeira vez em 1980 com idealização e organização da Colônia Japonesa como uma iniciativa para o desenvolvimento da agricultura local. Com a fundação da Associação Hortolândia de Atibaia, alguns anos mais tarde, o evento tomou novas proporções e passou a expor a beleza e a variedade das flores e frutas locais com grande criatividade e ousadia nas belíssimas decorações do Pavilhão de Exposições - uma área de mais de mil m2 toda decorada com esculturas, ambientes e até miniaturas de povoados construídos com flores. O destaque fica por conta dos morangos e as belas orquídeas de Atibaia. No Parque Edmundo Zanoni, você irá também ter a sua disposição e para as crianças lago com pedalinho e playground. Abriga o Museu de História Natural e o Salão do Artesão de Atibaia que merecem uma visita. Como Tudo Começou: “Quando os japoneses chegaram ao Brasil, o intuito era trabalhar por um certo período e, em seguida, voltar ao Japão com dinheiro. 

Como os japoneses têm larga experiência no trabalho agrícola e as terras no Brasil desenvolvem muito bem o plantio e a colheita, eles alugavam alguns terrenos para plantar batata. Isso acontecia porque enquanto uma parte da terra descansava a outra era utilizada para plantação, pois para uma boa colheita da batatinha era necessário trocar de terra. Porém, com a 2º Guerra Mundial, de 1940 a 1945, na qual o Japão sofreu muito, todo aquele sonho se acabou e as pessoas que aqui estavam, acabaram se instalando. Atibaia foi uma das cidades que abrigou um grande número de famílias orientais. Com a agricultura, que era a principal fonte de renda, a tradicional colônia japonesa contribuiu para o desenvolvimento cultural, econômico e social do município. Um exemplo é a famosa Festa de Flores e Morangos de Atibaia. 

O evento teve início em 1965. Naquela época, com o nome de Feira Agrícola, a colônia japonesa e a entidade responsável, Associação Cultural de Atibaia (ACA), ofereceram à cidade uma especial comemoração pelos 300 anos. Mais tarde, em 1976, a Feira teve sua segunda edição. Já em 1982 foi organizado um evento para a comemoração dos 30 anos da ACA e, assim, passou a ser consecutivo. Até aquela data, o evento não tinha grande proporção. Entretanto, a construção do Elefantinho (Ginásio de Esportes) tornou possível dividir a Feira em Flores, no Elefantão (Ginásio ao lado) e agricultura no novo espaço, disponibilizado pelo prefeito da época, o saudoso Takao Ono. Muitas pessoas da região, o Sindicato Rural e a Associação Comercial de Atibaia colaboraram para que o evento continuasse e a cidade fosse anfitriã de um evento tradicional, chamada de Festa das Flores. Em 1985, na 6° edição, o evento passou a ser chamado de Festa de Flores e Morangos devido ao enorme campo produtivo na agricultura, onde o protagonista era o morango. 

Essa data também foi marcada pela inauguração do pavilhão de exposições do Parque Edmundo Zanoni. Assim, a Festa passou a se destacar nacionalmente como um evento cultural, muito exuberante e esbanjando criatividade e beleza. Um dos diferenciais, que é enfatizado até hoje, é que sempre existe um tema para orientar a inspiração dos decoradores, produtores e colaboradores do evento. A principal finalidade dessa Festa para a colônia japonesa sempre foi mostrar a força da agricultura local para todas as culturas”. 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...