“Máquinas são iguais, as
histórias que as tornam diferentes”. Acordei com esta frase na cabeça e me
peguei a pensar em uma máquina que conheci em Campinas-SP, no Aeroporto dos
Amarais, do Cmte Carlos Edo. O PT-EDO.
Sua história tem de entrar na nossa
história, não por ter mais uma vírgula ou uma palavra bonita, mas por ser
incrivelmente encantadora. Estamos falando do Embraer EMB-110 Bandeirante, que é
um avião turbo-hélice com capacidade de 15 a 21 passageiros,
para uso civil ou militar, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Na
década de 60, o governo brasileiro tinha um propósito de obter uma aeronave para
uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Por
isto o Bandeitante, capaz de ligar em regiões remotas e dotadas de pouca
infra-estrutura. Liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste,
a missão de desenvolver o produto.
Nasceu assim o Bandeirante, primeiro
avião comercializado pela então estatal Embraer, e o primeiro grande voo da
empresa rumo ao sucesso, com a venda de 501 unidades para diversos países,
incluindo forças armadas. É tão especial que foi utilizado além do transporte
de passageiros, também passou a transportar carga, utilizado em busca e
salvamento, reconhecimento fotográfico, originou também uma versão de patrulha
marítima, o Embraer EMB-111 Bandeirulha. Fora designados para a Força
Aérea Brasileira seus vários modelos, como o modelo de produção inicial para
transporte militar com doze lugares.
Equipado com motores Pratt &
Whitney Canada PT6A-27 de 680HP em Naceles redesenhadas alojando
completamente o trem de pouso recolhido. Comprimento da
fuselagem de 13,74 m e peso máximo 5.300 kg. Primeiro voo em 9
de agosto de 1972. O 110A - versão de calibragem de
auxílios à navegação com capacidade para até seis passageiros/operadores.
110B - versão de aerofotogrametria com câmaras Zeiss
e aviônicos adicionais com capacidade para até cinco
passageiros/operadores. B1 - versão especial com alternativa de conversão
rápida para transporte de até catorze passageiros.
Duas unidades construídas,
uma para a Força Aérea do Uruguai e outra civil. Bandeirante
modernizada da Força Aérea Brasileira, equipada com modernos aviônicos
desenvolvidos pela Aeroeletrônica. A aeronave passou por um processo de modernização,
no qual recebeu vários novos sistemas desenvolvidos pela subsidiária da Elbit
Systems de Israel.
Temos bandeirante Transformado em
suíte, o investimento foi de R$ 5,2 milhões para se criar esta suíte temática.
Tem até o Bandeco como uma área de lanchonete e recreação em Palmerston North. Há
muito o que contar desta fera. Não tem como se encantar ao ver tão belas
máquinas, mesmo somente em fotografias vistas somente na Internet. Agora vamos
falar do PT-EDO. Acho que é o Bandeirante mais voado do mundo. “Nem sequer um
pneu furado e contando com uma tripulação que literalmente o venera, o Bandeco
continua firme e forte para atender os "paladares" mais exigentes em
termos de custo-beneficio e qualidade de atendimento”.
Além dos serviços de
táxi aéreo, o PT-EDO também participa de voos especiais, como foi o
caso quando ele voou com a porta removida para uma tomada de fotos
aéreas em formação dos E-Jets da Azul. Já obtém muitas horas de voos, tendo
realizado inúmeras demonstrações junto do Circo Aéreo Onix e depois na
Esquadrilha Oi, além de serviços de altíssima reputação no Táxi Aéreo,
transportando celebridades de diversos segmentos, notadamente da música.
Durante vários anos atendeu quase em exclusividade Os Paralamas do Sucesso.
Voaram no Bandeco também Os Racionais MC, O Rappa, Fafá de Belém, a turma do
Leandro e Leonardo, o Daniel, o Grupo Raça, Sensação, Sérgio Reis.
Diversas
deusas também usaram as asas do PT-EDO: Juliana Paes, Mariana Kupfer, Joanna
Prado, Mariana Weickert... Olha a fama do menino! Depois de muitas “idas”, o
bandeirante foi transferido para a extreme Táxi Aéreo. A EXTREME já está no ar
há mais de 20 anos, com shows de acrobacia aérea, pára-quedismo e balonismo,
tendo realizado muitas apresentações em inúmeras cidades do Brasil e exterior,
em vários tipos de eventos, desde festas de aeroclubes e bases aéreas, feiras
agropecuárias, jogos de futebol, até merchandising em novelas.
É a primeira
empresa homologada junto ao DAC - Departamento de Aviação Civil - para realizar
demonstrações aéreas e a primeira equipe civil autorizada e homologada pelo DAC
para voar em esquadrilha. Grandes empresas já contrataram os Shows, como a OI,
Red Bull, Volkswagen, Carrefour, TAM, Malwee, Skol, Brahma, Onix Jeans, dentre tantas
outras. PT-EDO é realmente uma belezura de aeronave.
Cmte Edo faz jus ao seu
porte e o trata como seu “xodó”... A gente realmente se encanta com o glamour
que o envolve, ficamos maravilhados ao vê-lo, e tirar uma foto com o Bandeco
para nosso mural, faz parte. Faz parte de mim, faz parte de você também?
Parabéns Cmte EDO pela sua Aeronave, história, pelos caminhos e ares
percorridos ao longo deste tempo. E que o seu tempo seja sempre de belíssimos
voos e céu sempre de brigadeiro.
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