Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Festival da Cultural Paulista Tradicional

Aconteceu em Atibaia o V Festival da Cultural Paulista Tradicional – Entre Serras e Águas 2012 – Revelando São Paulo. O Festival de Cultura leva para a região bragantina as manifestações artísticas e folclóricas, a culinária e artesanato de cerca de 80 municípios do interior paulista, com transmissão ao vivo pela Internet. Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia, o V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas foi realizado entre os dias 5 e 8 de setembro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni mostrando a diversidade da cultura de raiz e tradicional da região Entre Serras. Com a entrada gratuita, o evento dispôs de 30 espaços de culinária, 50 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço indígena, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada.


No palco, aproximadamente 110 grupos tiveram manifestações artísticas durante os quatro dias do evento. O destaque para a comemoração da quinta edição, teve transmissão de toda programação do festival pela internet na “TV Revelando” no site www.revelandosaopaulo.org.br, das 10h as 22h. O Rancho Tropeiro, veio com um novo formato e novos municípios. As cidades de Guararema, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trouxeram a culinária tropeira com tutu de feijão, galinhada, arroz tropeiro, mandioca frita, bolos de milho e fubá, cural, doces de abóbora e o tradicional café caipira torrado na hora do foção de lenha.




A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar pelas cidades de Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, na quinta feira (5) chegou ao Parque, às 12h, marcando o início do festival com apresentações de 20 duplas de violas, duas orquestras e quatro catiras, com muita moda de viola e música raiz sertaneja. Na sexta feira (6), a programação continuou com as orquestras da cidade de Socorro, Viola Morena da Fronteira, Grupo Viola caipira infantil e Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. A Dança de São Gonçalo veio representada pelas cidades de Atibaia, Cajamar, Jarinu, Lagoinha, Piracaia, Nazaré Paulista. Sábado (7), o colorido e o movimento ficou por conta dos palhaços e reis das Folias de Reis das cidades de Araras, Arujá, Cajamar, Lagoinha, São Sebastião e Várzea Paulista, no palco do Revelando São Paulo.


Houve ainda o cortejo dos bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia e a apresentação de grupos étnicos com as danças Cigana, Italiana, Russa, Portuguesa e Indiana no Festival da Amizade.


O último dia do evento, domingo dia 8, as Ruas de Atibaia recebeu o cortejo com cerca de 40 grupos de Congos e Moçambique de São Paulo e Minas Gerais e cortejo dos carreiros e carros de bois da cidade de Bom Jesus dos Perdões e a despedida da Imagem Peregrina que voltou ao Santuário Nacional em Aparecida. Realmente foi tudo muito bonito, a organização do Evento nota 10.


Pude tirar muitas fotos e experimentar culinárias diversas. “Elevei minh’alma” e ficou o gostinho de quero mais. Dava para sentir a energia ao pisar no Parque, as vibrações dos povos, as preces e orações prestadas para este ano, este 2012 que está acontecendo tão cheio de expectativas. Comer “Buraco Quente” da cidade de Mairiporã foi muito legal, uma culinária diferente, coração de banana no pão com temperos, tava gostoso que só. O Pastel Polonês também é uma boa dica e claro, não pude deixar de comer o tal do Acarajé, minha nossa!

A Cigana Jú também foi uma ótima parada, Búzios, Tarô, vale de tudo mesmo. N.S. Aparecida que tenha piedade de mim. A roda de dança dos Ciganos foi um encantamento, a gente paralisa com tantos passos e swings e até lembrei do Cid Augusto, tinha um Cigano muito parecido com ele por lá. Pena que tudo acabou, sentirei saudade dos índios e seus apetrechos, que por lá vi. Mesmo assim fechei meu fim de semana com “chave de ouro” e uns quilinhos a mais também.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...