Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

O Dia Mundial das Crianças

Se engana quem acha que o Dia das Crianças é somente um momento de presentear. Este dia tão esperado é o dia em que podemos resgatar e reavivar a relação entre pais e filhos.

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas. Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, elas já encontram tudo pronto.

Uma boa sugestão para comemorar este dia, é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. Podemos usar também um belo cardápio, ir a restaurantes e lanchonetes já está ficando fora de moda, sejamos criativos! O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.

Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho, o mês de maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro no dia 1 de junho de 1950. Logo depois, empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar suas vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para esta “comemoração comercial”, então Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças.

Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo e desde então o dia das Crianças é comemorada a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil. Na Hungria se comemora no último domingo de maio, no Uruguai no segundo domingo de agosto e no Japão a comemoração possui algumas curiosidades, para os meninos a data se dá no dia 05 de maio, o Tango no Sekku (Dia dos Meninos).

Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. Já para as meninas, a comemoração é feita no dia 03 de março através das tradicionais festas das bonecas, conhecidas como "Hina Matsuri". As famílias com filhas organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial. “A realidade do Brasil sempre foi de discriminação no que diz respeito aos direitos da criança e do adolescente. No século XIX somente iam para a escola crianças das classes mais abastadas, mas mesmo assim era muito difícil mantê-las estudando em razão das dificuldades da época, como distância e separação da família.

No século XX surgiram as primeiras escolas para os mais pobres, em face do progresso da indústria e da necessidade de mão de obra qualificada. Nessa época, as crianças eram submetidas a trabalhos pesados nas minas e fábricas, com uma carga horária tão pesada que chegava a treze horas por dia, como a dos adultos. Nessa época, o tempo de aprendizagem começou a ser valorizado em razão da industrialização, e a adolescência passou a ser considerada uma fase da vida. A criança passou a ser vista como um sujeito de direito.

Ao final do século XX, com a constituição de 1988, em seu artigo 227; o Governo Federal lançou o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de leis com o objetivo de defender os direitos dos pequenos”. No Estatuto, podemos encontrar as obrigações que os mesmos devem cumprir, como: Obedecer aos pais, respeitar os mais velhos, conservar o meio em que vivem e estudar para ter um mundo melhor. Como já dizia Richard Dana “Mais vale sermos expulsos do convívio dos homens que detestados pelas crianças”.

Eu acho que o melhor presente para a sua criança é a brincadeira, não com brinquedos robóticos e sim nos envolvermos com elas em um momento mágico, este momento será sempre lembrado e renovado em suas vidas e por gerações, não há o perigo de se quebrar ou sair de linha, pense nisto.



* Imagens google.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...