Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Museu do Universo --> Planetário-RJ

A Nave-escola está cenografada como uma nave espacial. Reúne 27 experimentos dedicados ao conhecimento do sistema solar, da cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo.


A área de Astronomia Fundamental aborda temas como as fases da Lua, as estações do ano e as marés. Este espaço também trata da história da Astronomia, medição do tempo e observação astronômica óptica.

Sem dúvida é um ótimo programa para as pessoas que buscam cultura e para a criançada nas divertidas seções infantis que acontece aos domingos.





A observação do céu é feito nesta praça localizada no terraço do local que é aberto ao público. Com a estrutura mais moderna do Brasil, o planetário do rio promove sessões explicativas – para adultos e infantis – na cúpula Carl Zeiss. O visitante, fica acomodado em confortáveis poltronas reclinadas onde experimenta a sensação de estar imerso no espaço, numa simulação que se aproxima a realidade.



O Planetário promove diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.



Criada em 19 de novembro de 1970, a Fundação Planetário tem como objetivo difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais.



A instituição possui uma área total de 16 mil metros quadrados e 12 mil metros quadrados de área construída. Um dos seus espaços é uma biblioteca com acervo de aproximadamente 2,5 mil livros e vários vídeos educativos, especializados em Astronomia, Astronáutica, Astrofísica e Física. A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan, com 23 metros de diâmetro e 263 assentos, que abriga o planetário modelo Universarium VIII - TD, e a Galileu Galilei, com 12,5 metros de diâmetro e 130 assentos, que conta com o planetário modelo Spacemaster.
Informações:
O Planetário do Rio está situado na Gávea: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Tel: 2274-0046 – Rio de Janeiro, RJ.
www.rio.rj.gov.br/planetario

*Imagens: Sulla Mino

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...