Tenho sede, uma absurda vontade de goles grandes de palavras "malditas" (...)

Museu do Índio no RJ




Museu do Índio - órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, foi criado por Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, em 1953.

Única instituição oficial no Brasil exclusivamente dedicada às culturas indígenas, tem como objetivo divulgar uma imagem correta, atualizada e desprovida de preconceitos dessas sociedades junto a públicos diversos, despertando, dessa forma, o interesse pela causa indígena.

Em 1978, mudou-se de um casarão, no bairro do Maracanã, para um prédio do século XIX, construído por João Rodrigues Teixeira, empresário da indústria alimentícia do Rio de Janeiro, localizado em Botafogo. O espaço, construído pelo empresário para residência de sua família, foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e o estilo arquitetônico de sua construção é representativa do período de urbanização do bairro.




Seu rico acervo, relativo à maior parte das sociedades indígenas contemporâneas, é constítuido de 14 mil peças etnográficas; 16 mil publicações nacionais e estrangeiras especializadas em etnologia e outras áreas relacionadas na Biblioteca Marechal Rondon; 50 mil imagens em diversos meios, sendo três mil fotografias já digitalizadas e armazenadas em CD-ROMs; cerca de 200 filmes, vídeos e gravações de som; bem como 500 mil documentos de texto com valor histórico sobre vários grupos indígenas e sobre a política indigenista do Brasil do final do século XIX até os dias de hoje.

Em 11 salas do prédio principal, o Museu do Índio organiza mostras temporárias de peças e fotos, usando o acervo guardado em suas reservas técnicas. Nos jardins da instituição, há cinco ambientações: uma casa e roça guarani, cozinha e casa xinguanas além de troncos do ritual xinguano Kuarup.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...